O Poeta e a Bicicleta foi um dos 5 documentários de curta metragem produzidos como conclusão do projeto Curta Mossoró, realizado em 2010. O filme é um documentário sobre Antonio Francisco, considerado um dos maiores poetas populares da atualidade, Antonio assumiu em 2006 a cadeira Patativa do Assaré na Academia Brasileira de Literatura de Cordel no Rio de Janeiro. Com 12 minutos de duração, o filme foi captado em MiniDv e já tem uma carreira de festivais, nacionais e internacionais, já participou do Cine Carajás (Festival de cinema de Parauapebas em 2010, uma cidade do Pará), está inscrito no Cine Sul (Festival de Cinema no Rio de Janeiro), Cine PE (Festival de cinema do Pernambuco), Festival de Avenca (Portugal), Vila do Conde (Portugal) e dia 16 de fevereiro saiu o resultado e o filme participará da mostra competitiva do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa que acontecerá de 26 de abril a 1 de maio no cinema São Jorge em Lisboa, a equipe está se mobilizando para ir ao festival em Lisboa, será uma ótima oportunidade por estar em contato com a indústria cinematográfica mundial e para o próprio Poeta Antonio Francisco que terá sua obra lançada na Europa.

Como se trata de um festival itinerante, existe a possibilidade do filme percorrer todos os países que fazem parte da comunidade da língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Macau na China, etc. E ainda está para abrir as inscrições do Curta Canoa (Festival de cinema de Canoa Quebrada) e do Cine Ceará”. O filme já teve várias exibições em emissoras de TV, escolas e cineclubes.

A equipe:

Thalles Chaves Costa

Diretor e Produtor. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará e especializando em Assessoria de Comunicação pela Unp. Cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro. Fez inúmeros trabalhos de Foto Jornalismo, Teatro e Cinema. Seu primeiro filme como diretor é “Bip Bip”, participante de inúmeros festivais. Trabalhou também como produtor de elenco do filme “Querença” de Iziane Mascarenhas. Foi Diretor de Produção do filme “Frescor”, de Wanessa Machado e é um dos Diretores do curta “O Poeta e a Bicicleta”.

Gustavo Luz

É diretor da Editora Queima Bucha, Produtor de TV do programa “Coisas do Sertão”, poeta e escritor, também foi um dos Diretores do curta “O Poeta e a Bicicleta”.

Toinha Lopes

É Turismóloga e produtora cultural, gerente da Praça da Convivência, trabalha com música, teatro, cinema e TV, assumirá a produção do programa “Coisa de Mulher” a partir de março e está elaborando um projeto de um programa de televisão com Thalles Chaves, também é Diretora do curta “O Poeta e a Bicicleta”.

O filme também contou com a colaboração de Mario Ilo, formando em Comunicação Social pela UERN e de Raimundo Batista, Diretor do estúdio Sonora Pro Music. Além da Montadora Edileusa Martins e Ana Lúcia Gomes da Caminhos Comunicação e Cultura.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *