A Secretaria de Educação de Tibau está encerrando nesta sexta-feira, dia 1º. de abril o prazo de inscrição para os estudantes universitários ou de escolas profissionalizantes que precisam se deslocar diariamente para Mossoró, gratuitamente. Em seguida emitirá uma carteira com foto, para o acesso ao transporte escolar e, somente através dessa carteira, os alunos poderão desfrutar, sem o excesso de passageiros a que vinham se submetendo.
Desde o inicio do ano letivo que os estudantes vinham sendo convidados a comparecerem a sede da Prefeitura de Tibau, que abriga a Secretaria de Educação, porém nos últimos dias os alunos passaram a denunciar o uso irregular de pessoas que não eram estudantes. Após levantamento da secretaria com os já inscritos foi constatado algumas irregularidades.
As irregularidades vão desde pessoas que não frequentam nenhum curso ou universidade, causando superlotação no ônibus. Outra irregularidade é por parte de alunos que mesmo, tendo curso médio em Tibau, resolveram matricular-se em Mossoró, além de estudantes de outros municípios, inclusive de comunidades no estado do Ceará, próximas de Tibau.
A Secretária de Educacão de Tibau, Maria Anunciata teve que adotar outras medidas para moralizar o uso do transporte escolar, passando a exigir uma declaração da universidade ou escola profissionalizante onde o aluno está matriculado, pois pessoas que se passavam por alunos, aproveitavam a proximidade da UNP com o shopping para divertir-se naquele local, causando superlotação, em prejuízo de estudantes que viajam para frequentar a sala de aula, o que contraria lei municipal. “Existe uma lei no município de Tibau que diz que é dever da administração oferecer o transporte escolar aos alunos que são matriculados e frequentam a sala de aula, em universidades ou escolas profissionalizantes em Mossoró, porém, a gente vem recebendo reclamação de alunos sobre a superlotação no ônibus, em fevereiro foi iniciado um cadastramento, mas muitos deixaram de procurar a secretaria de educação. Foi estendido o prazo até 22 de marco, ainda não conclusivo porque nem todos os alunos compareceram”, explica Maria Anunciata.
Somente através desse cadastramento o serviço será moralizado porque vai ser expedido uma carteira quando terão acesso ao ônibus os estudantes que portarem a carteira, fazendo cumprir a lei. Maria Anunciata pede também que o bom senso prevaleça, visto que aumentou o número de estudantes na universidade, pois a cidade dispõe de um ônibus e a prefeitura não tem como adquirir mais outro. “Esperamos que a partir do dia 4, segunda-feira só tenha acesso as pessoas que portarem a carteira, que está sendo confeccionada. Tudo isso que está sendo feito é para melhorar a qualidade no atendimento para os estudantes de Tibau que tenham que se deslocar para Mossoró diariamente para frequentar a sala de aula”, disse Maria Anunciata.
Qualquer outra reclamação pode ser passada através dos telefones 3062.0239 e 9134.6282 ou pelo e-mail: detibau@hotmail.com que será encaminhado para providências.
Poste seu comentário