Deu no Portal Terra: já se pode perceber o primeiro efeito da morte de Osama Bin Laden. Por se sentir seguro, o mercado internacional derrubou os preços do petróleo e do ouro. O barril do petróleo está sendo vendido a 1,72 dólares.

Como se percebe, o risco de ataque alqaedista ficou reduzido. Mas, isto não significa que a rede da Al Qaeda.com não tenha condições para se restabelecer. Segundo analistas internacionais, a “marca” Al Qaeda sofreu um forte abalo pela destruição do seu símbolo maior, ou seja, Osama Bin Laden.

Tudo, portanto, explica a queda dos preços do petróleo e do ouro.

O especialista francês em movimentos islâmicos extremos e terrorismo Mathieu Guidère, autor de 17 livros sobre o assunto, afirmou ao Terra nesta manhã duvidar que o corpo do terrorista número 1 do mundo tenha sido enterrado no mar. “Acho muito pouco provável, os americanos não fariam isso”, disse Guidère, professor das universidades de Toulouse, na França, e de Genebra, na Suíça.Após anunciar a morte de Osama bin Laden, os americanos informaram que o corpo do terrorista havia sido colocado no mar, no que seria uma atitude de respeito às tradições islâmicas e sobretudo para evitar que um eventual sepultamento em terra não se transformasse em local de peregrinação.

“Acho que por enquanto o corpo está sob os cuidados dos americanos e eles vão enterrá-lo em um lugar secreto, assim como fizeram com Abou Moussab al-Zarqaoui, o líder da Al-Qaeda no Iraque”, afirmou Guidère. “Seja como for, nós não saberemos jamais onde está este corpo.”

O analista ressalta que Bin Laden está morto, mas o terrorismo, não. Ele considera que os Estados Unidos devem se preparar para tentativas de vingança pela perda de Bin Laden por parte de terroristas islâmicos. Conforme ocasiões precedentes após a perda de um líder extremista, a vingança deve ocorrer em até seis meses após a morte, o tempo estimado para a preparação de uma ação terrorista.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *