Por Chris Kleponis

“A justiça foi feita”, afirmou o presidente Barack Obama ao anunciar oficialmente que os Estados Unidos mataram o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Segundo Obama, Osama foi morto neste domingo, numa operação de comandos americanos no Paquistão.

Em um pronunciamento na Casa Branca, Obama afirmou que, na semana passada, após ter recebido informações confiáveis sobre o lugar onde se encontrava Bin Laden, deu a ordem de atacar, e neste domingo “um pequeno grupo” americano conduziu a operação. Disse ainda que a cooperação com o Paquistão ajudou os Estados Unidos a localizar Bin Laden, e alertou que a Al Qaeda tentará outros ataques contra os Estados Unidos.

Antes do pronunciamento, o governo do Paquistão havia confirmado a morte. Bin Laden foi morto por forças americanas, nos arredores de Islamabad, capital paquistanesa. A morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército americano em parceria com o Paquistão, que localizou o terrorista durante a semana passada.Durante a operação, houve troca de tiros, mas nenhum militar americano ficou ferido. O corpo do terrorista estaria em poder das autoridades dos Estados Unidos.

Centenas de americanos comemoraram diante da Casa Branca quando o presidente Obama anunciou a morte de Bin Laden. O governo norte-americano emitiu um alerta para suas embaixadas sobre o risco de uma possível retaliação terrorista.

O anúncio da morte de Bin Laden vem quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington. Líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden sempre foi tido como um dos mentores dos ataques.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *