A terra de Grossos foi uma das primeiras áreas da Região Oeste a ter presença do homem branco.Sua área localizada à margem esquerda do Rio Mossoró, já figurava em mapas do século XVI e XVII. O sargento-mor Antonio de Souza Machado, um dos pioneiros da região, estabeleceu-se na localidade nos idos de 1760  e implantou fazendas de criação de gado, em sociedade com seu cunhado, José Alves de Oliveira. A parceria entre Antônio de Souza  e José Alves fez surgir as chamadas “Oficinas de Carnes”,onde foi produzida a primeira carne de charque da região e comercializada para o sul do país.

O território de Grossos foi intensamente disputado,em demorado conflito judicial,pelos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.Sua área era reinvindicada pelo Ceará que transformou em vila ,desmembrando-se do município de Aracatí.Começava ai uma grande batalha judicial, com o Rio Grande do Norte decidindo lutar pela localidade. No dia 17 de Julho de 1920, depois de três acórdãos do Supremo Tribunal Federal,finalmente o RN venceu a questão e assumiu definitivamente seus direitos sobre o território de Grossos. Exatos 33 anos depois da localidade passar a pertencer legalmente ao Rio Grande do Norte, no dia 11 de Dezembro de 1953, através da lei 1.025,Grossos, juntamente com o distrito de Tibau se desmembraram de Areia Branca,tornando-se município .

Grossos está localizada na região Oeste do Estado na porção salineira, a 324 km de Natal,ocupando uma área territorial de 139 km2, onde residem 9.886 habitantes segundo o IBGE.As praias quase inexploradas ainda são sua principal atração:Pernambuquinho, Gado Bravo e Areias Alvas são verdadeiros cartões-postais.

O artesanato trabalha com arte  de desenhos dentro de garrafas,a partir de areias coloridas. O Folclore  está presente no município durante o periodo junino, com o Bumba-meu-boi, o casamento matuto e as quadrilhas. No mês de  Julho a cidade comemora a festa do seu padroeiro o Sagrado Coração de Jesus, com solenidade religiosa e eventos tipicamente populares. As atividades econômicas mais importantes além do Turismo, são a pesca ,o cultivo do coco e a extração de Sal e Petróleo são as principais fontes de renda do lugar.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *