Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, a Prefeitura  através da Gerência Municipal de Saúde, realizará durante todo o dia, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), atividades temáticas de alerta sobre as doenças provocadas pelo consumo do cigarro.A proposta é alertar toda a população para os malefícios causados pelo tabagismo. “É hora refletir sobre a única forma de salvar vidas contra a epidemia mundial do tabagismo, tendo com objetivo a proteção de gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômica geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do cigarro”, reforça o secretário. Para a equipe de coordenação da campanha, “a vivencia do Dia Mundial sem Tabaco é a oportunidade para divulgar e disseminar informações sobre as conquista e desafios do município”.  Tabaco, apague essa ideia! Se ligue e viva mais saudável. Os maus efeitos à saúde causados pelo fumo de tabaco se referem diretamente à tabagismo assim como à inalação de fumaça ambiente (tabagismo passivo).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 16% da população brasileira é fumante. A OMS também estima que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo. Riscos primários – Os principais malefícios à saúde relacionados ao tabagismo referem-se às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para infarto do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do trato respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e enfisema, e câncer, particularmente câncer de pulmão e câncer de laringe e boca. Antes da Primeira Guerra Mundial, o câncer de pulmão era considerado uma doença rara, a qual a maioria dos médicos poderia jamais ver durante sua carreira profissional.
Com o crescimento da popularidade do tabagismo após a guerra, houve um aumento epidêmico de câncer de pulmão. A incidência de impotência sexual é aproximadamente oitenta 85% maior em fumantes masculinos do que em não fumantes e é uma causa importante de disfunção erétil. O tabagismo leva à impotência por causar o estreitamento das artérias (do pênis e do corpo). As doenças relacionadas ao tabagismo matam 440 mil cidadãos estadunidenses por ano e cerca de 1.205 por dia, fazendo com que o tabagismo seja a maior causa de morte capaz de ser prevenida nos Estados Unidos.
 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *