O povoamento do local se iniciou em torno de uma pequena nascente, que fornecia água para suprir as necessidades das primeiras famílias e seus animais. O sabor da água foi comparado ao gosto do peixe chamado Bodó. Dessa maneira, toda a localidade circunvizinha ao poço ficou conhecida por esse nome. Habitada a princípio por criadores de gado, posteriormente seu crescimento foi acelerado pelo ciclo do algodão e finalmente pela mineração de tungstênio. Com o aumento da atividade mineradora, o núcleo populacional recebeu migrantes de várias partes do Estado.A partir da exploração de Tungstênio na área, começou a se desenvolve um povoado: Bodó. Com o aumento da atividade mineral,o núcleo foi recebendo trabalhadores de várias partes do Estado.

A luta pela sua emancipação política teve êxito no dia 26 de junho de 1992, quando através da lei número 6.300 a cidade deixou de ser parte integrante de Santana do Matos e passou a ser mais dos municípios potiguares.Localizado na Região do Seridó, com uma área territorial de 254 km2 e uma população estimada em 2.800 habitantes que vivem basicamente da exploração da Xelita, pecuária e agricultura extensiva.A cidade tem uma altitude 560 metros e está a 188  km de Natal.

Além da Emancipação Política em 26 de Junho, a cidade comemora o seu padroeiro São Pedro em 29 de Junho. As tradições sertanejas ainda são cultuadas na pequena cidade da Serra de Santana.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *