Metade dos voos nacionais apresentaram atraso neste sábado (11) nos aeroportos do país, segundo informações da Infraero. Até as 21h, 50% dos 2.018 voos previstos estavam mais de meia hora atrasados. A demora provocada por nevoeiros durante a manhã causou filas e confusão, principalmente nos aeroportos paulistas, que concentraram os problemas.

Segundo a Infraero, foram 1.009 voos domésticos com atraso até as 21h. Outros 259 (12,8% do total) foram cancelados. Dos 196 voos internacionais, 72 (36,7 %) atrasaram e 18 (9,2 %) foram cancelados.

Os atrasos provocaram confusão e filas no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Sem previsão, passageiros ainda se aglomeravam à espera de um voo no saguão.

“O pior é a falta de informação. Isso nem é fila, porque a orientação que nós recebemos era para não ficar na fila”, reclamou a médica Nediana Bialeski , que esperava pelo voo das 17h25 para Porto Alegre. “Eu tinha ligado para cá de manhã e falaram que estava funcionando”, diz a também médica Liliane Felipe. As duas até chegaram uma hora antes, mas não sabiam se iriam embarcar mesmo ficando uma hora e meia na fila.

A Anac (Agência Nacional de Aviação) informou neste sábado que os aeroportos ainda estão se recuperando dos atrasos provocados pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue, mas que os nevoeiros da manhã prejudicaram ainda mais a malha aérea. A previsão é que apenas na segunda-feira a situação se normalize.

Desde a tarde de sexta-feira (10), as companhias aéreas começaram a retomar voos para o Sul do país e para a Argentina, depois que a nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão começou a se afastar do Brasil. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou pela manhã que a nuvem já se encontrava fora do espaço aéreo brasileiro.

Fonte: G1

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *