Pesquisadores americanos e ingleses conseguiram um resultado inédito no uso de vacina para tratamento do câncer. Eles criaram uma vacina baseada em DNA humano que se mostrou capaz de curar, no laboratório, tumores em estágio avançado na próstata de ratos sem causar efeitos colaterais aparentes.
O tratamento, que encoraja o sistema imunológico a se livrar do tumor sem a necessidade de quimioterapia ou radiação, foi divulgado na publicação científica Nature Medicine. Os resultados alcançados pela equipe de pesquisadores da Mayo Clinic liderada pelo Dr. Richard Vile, nos Estados Unidos, são tão significativos que os testes clínicos para desenvolver uma vacina comercial podem começar em dois anos.
O tratamento já se mostrou bastante eficiente para tumores na próstata e melanoma, e tem potencial para tratar também tumores mais agressivos no pulmão, cérebro e pâncreas. Além dos pesquisadores da Mayo CLinic, o Cancer Research UK Clinical Centre no Hospital St. James e o Leeds Institute of Molecular Medicine participaram da pesquisa.
Poste seu comentário