O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou que os primeiros editais e informações sobre inscrições para concessão de bolsas de estudo em universidades estrangeiras serão divulgados hoje (1º), no site do programa. As 100 mil bolsas que o governo pretende conceder em quatro anos são parte do programa Ciência sem Fronteiras, lançado no último dia (25). O programa vai investir R$ 3,1 bilhões na oferta de bolsas de estudo para brasileiros nas principais universidades do mundo.

O foco do programa é a área de exatas, principalmente as engenharias. Segundo o ministro, a cada 50 formandos em graduação no Brasil, apenas um é de cursos de engenharia. De acordo com o ministro, para os alunos de graduação, o principal critério de seleção é a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), na qual o aluno interessado terá de alcançar no mínimo 600 pontos.

Além de enviar talentos brasileiros para se formar no exterior, o programa prevê bolsas de captação de cientistas internacionais interessados em trabalhar no Brasil.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *