A ex-senadora Marina Silva, sem partido, afirmou ontem que os problemas de corrupção enfrentados pela presidente Dilma Rousseff (PT) em seu início de governo têm raiz na gestão anterior, de Luiz Inácio Lula da Silva. “O esforço da presidente deve ter apoio na sociedade, pois os problemas já vêm do governo anterior”, afirmou, após palestra no XI Congresso do Ministério Público de Meio Ambiente, em São Paulo. Marina foi ministra do Meio Ambiente durante a gestão Lula, entre 2003 e 2008.
Para Marina, as ações tomadas pela presidente frente à crise no Ministério dos Transportes são “quixotescas”, porém necessárias. A ex-senadora avalia que Dilma deve buscar apoio junto à sociedade, mesmo que isso signifique contrariar interesses de sua base aliada no governo. ” É preciso que se dê sustentabilidade política ao governo, inclusive para enfrentar a própria base da aliança que a elegeu. A sociedade é a melhor forma de constranger aqueles que acham que as instituições públicas podem ser privatizadas pelos partidos”, observou.
Terceira colocada na disputa presidencial de 2010, Marina ressalvou, no entanto, que o governo deve ficar mais atento aos relatórios apresentados pelos tribunais de contas, pois assim se adiantaria à veiculação de denúncias na imprensa. “Boa parte dos problemas está relatada nesses relatórios. Tem de haver uma ação antecipatória às denúncias na imprensa, para evitar o dano político e econômico”.
Fonte: Valor Online
Poste seu comentário