Deu no O Estado de S.Paulo

Líderes de reclamações na maior parte do País, as operadoras de telefonia serão chamadas a dar explicações sobre problemas em seus serviços na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. No primeiro semestre deste ano, essas empresas foram o maior alvo de queixas dos consumidores em 14 dos 24 Estados em que os Procons estão presentes.

O pedido de audiência pública para esclarecer “os problemas recorrentes na prestação dos serviços das empresas de telecomunicações” foi aprovado ontem. Segundo o requerimento, a comissão vai chamar os presidentes da Oi, da Claro, da Telefônica/Vivo e da TIM, além do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg. A data ainda será marcada.

“Os problemas no setor são evidentes, é preciso descobrir as razões e atacá-las”, afirma o deputado Nelson Marchezan (PSDB/RS), autor do requerimento, junto com o colega Carlos Sampaio (PSDB/SP). “Será que os contratos de concessão não foram bem feitos? Ou será que os contratos são bons, mas as operadoras não os cumprem? E a Anatel, não fiscaliza? É em busca dessas respostas que a comissão aprovou a audiência pública.”

Procuradas, a Oi, a Claro e a Telefônica não quiseram se manifestar. A TIM afirmou em nota que está “à inteira disposição da Comissão de Defesa do Consumidor para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários”. O ministro Paulo Bernardo respondeu, por meio de sua assessoria, “que vai aguardar o recebimento de convite para participação na audiência”.

Cobranças abusivas. No primeiro semestre deste ano, consumidores de todo País recorreram aos Procons para reclamar de apagões na internet, dificuldade em fazer ligações, mensagens de voz que aparecem com dias de atraso no celular e reparos malfeitos no telefone fixo.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *