hugochavez9Após a aprovação de sua viagem pela Assembleia Nacional, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou na noite de sábado a Cuba, onde fará a segunda fase de sua quimioterapia. Autorizado a permanecer fora do país por tempo indeterminado, Chávez foi recebido pelo presidente Raúl Castro em Havana.

O venezuelano chegou à capital cubana pouco antes da meia-noite, “sorridente e feliz”, de acordo com informações do jornal cubano “Juventude Rebelde”, que estampou uma foto de Chávez de uniforme militar e boina, ao lado de sua filha María Gabriela. O chanceler Nicolás Maduro também acompanhou o presidente.

Chávez, que completou recentemente 57 anos, teve um tumor cancerígeno retirado em junho em Havana, depois de passar dias em silêncio na capital cubana. Na época, ele havia feito uma cirurgia de emergência em Cuba, mas negava os rumores de que estava com câncer.

Antes de embarcar novamente para a capital cubana, o presidente disse que o tratamento deveria recomeçar no domingo e ficaria em Havana por vários dias, “não menos de uma semana”.

” É possível que depois faça falta uma terceira (sessão de quimioterapia) e não se sabe se se uma radioterapia complementará”, disse. “Vou em uma situação de franca recuperação. Claro que essa doença sempre tem riscos, mas (estou) em franca recuperação”.

O presidente, que ainda não revelou que tipo de câncer enfrenta, admitiu que terá que reduzir um pouco sua exposição em público. Ele não disse, no entanto, se delegará funções ao vice-presidente, Elías Jaua, como determina a Constituição.

Fonte:  Agência O Globo

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *