Tá na Agência  France Press

As principais Bolsas asiáticas abriram em forte queda nesta terça-feira, acompanhando o pessimismo nos mercados, que derrubou os índices ao redor do mundo.

A Bolsa de Tóquio abriu em queda de 2,04% e acentuou o recuo nos primeiros minutos da sessão, seguindo a tendência mundial da véspera desencadeada pela decisão da agência Standard & Poor’s de rebaixar a nota da dívida dos Estados Unidos. Após 45 minutos de pregão, o índice já caía 4,07%.

Em Seul, o índice Kospi abriu com perdas de 3,29% e atingiu recuo de 5% no início dos negócios. Também a bolsa de Sidney, que abriu em queda de 2%, caía 5% após uma hora de pregão.

“É provável a venda massiva de ações continue no mundo todo, mas estamos próximos de ver o ponto final dessas vendas”, disse Hiroichi Nishi, diretor da SMBC Nikko Securities, à agência Dow Jones Newswires.

Os índices de Ásia e Oceania acompanham o fechamento de Nova York na segunda-feira, quando o índice Dow Jones perdeu 5,55% e o Nasdaq recuou 6,90%. Bolsas europeias e latino-americanas também fecharam com fortes perdas, em um dia de pânico generalizado.

Na noite de sexta-feira, após o fechamento do mercado, a agência de classificação de risco S&P cortou a avaliação dos EUA de AAA –maior possível– em um grau, para AA+, sob preocupações com os níveis da dívida da maior economia do mundo.

O corte na nota pode eventualmente aumentar os custos de empréstimos tomados pelo governo norte-americano e por companhias, assim como por consumidores.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *