O índice de aprovação do Governo da presidente Dilma Rousseff caiu oito pontos em quatro meses (de 56% em março para 48% em julho), segundo uma pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira.
Em contrapartida, a percentagem de brasileiros que reprova o Governo subiu de 5% para 12% no mesmo período e a dos que qualificam a Administração como regular subiu de 27% em março para 36% em julho.
Segundo a pesquisa, que consultou 2.002 eleitores de 141 municípios entre 28 e 31 de julho e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, 57% dos brasileiros considera que a gestão de Dilma é igual à de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, 28% a qualifica como pior e apenas 3% como melhor.
A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o índice de popularidade pessoal de Dilma também caiu em quatro meses, de 73% em março para 67% em julho.
Da mesma forma, a percentagem de brasileiros que tem uma expectativa positiva sobre o Governo caiu de 68% em março para 55% em julho.
A enquete, no entanto, não conseguiu medir totalmente a opinião dos brasileiros desde que surgiram os escândalos de corrupção que levaram à renúncia de alguns ministros.
Segundo analistas, as denúncias de corrupção que provocaram a renúncia do ministro dos Transportes podem prejudicar a imagem do Governo, mas, por outro lado, os esforços de Dilma para combater os desvios de recursos públicos também podem melhorar sua popularidade.
Poste seu comentário