O regente e organizador da orquestra, Cláudio Araújo já ministrava aulas de acordeom quando resolveu, em 1999, formar um grupo no que resultou na Orquestra Sanfônica de Mossoró, inspirado na Orquestra da Paraíba. O grupo é composto por 22 pessoas com 12 sanfoneiros, 4 percussionistas, 1 regente e outros. São eles: Cláudio (27); Muriçoca (58), Zé Pequeno (59); Nenen (12); Gianinni Marques (19); Diego (21); Josivan (28); Hulda Nunes (58); Marcondes (23); Jéssica (16; Aldivan (30); Jéferson (20) e Wilson (12).
Cláudio explica que a acordeon traduz a música nordestina num todo:
– O som fanhosinho da acordeon já se parece com a voz do nordestino e além de tudo é um instrumento que tem a característica de todos os outros instrumentos: ela pode imitar o violino e muitos outros que formam uma orquestra.
Cláudio Henrique comenta que após a criação da Orquestra Sanfônica de Mossoró a prefeitura resolveu formar grupo com estudantes de música, uma iniciativa que ajuda na criação de músicos locais.
O grupo já é bem conhecido em todo o Brasil. Participou de programas como “Mais Você” de Ana Maria Braga, Jornal Nacional, flashs para o Fantástico da Rede Globo, porém destacam a apresentação feita para recepcionar o presidente Lula.
A Orquestra Sanfônica mostrou esse trabalho em São Jorge no Encontro de Culturas e continua se apresentando com muito sucesso pelo Brasil a fora. O objetivo é difundir o gosto pelo acordeon e aprender também outras musicalidades. A marca do grupo é a alegria e por onde passa tem capacidade de contagiar as pessoas com os sons de várias sanfonas tocando em ritmo harmonioso.
Poste seu comentário