Uma falha no sistema de transmissão da energia que é gerada usina de Itaipu provocou um apagão por cerca de 30 minutos nesta sexta-feira em áreas do Acre, Rondônia, Mato Grosso e em parte dos Estados das regiões Sul e Sudeste, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS). A falha do sistema provocou o desligamento de quatro circuitos de transmissão entre a Usina de Itaipu e a subestação de Foz do Iguaçu (PR).

O ONS informa que houve perda substancial de geração de energia proveniente da Usina de Itaipu, provocando o abaixamento da frequência e o consequente acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac). Esse sistema funciona preventivamente a fim de evitar um colapso no sistema como um todo.

Segundo a Itaipu Binacional, companhia que controla a produção de energia na usina, todo o problema ocorreu na transmissão de energia, o que não é de responsabilidade da empresa.

A Itaipu Binacional informou que às 16h43 ocorreu um problema no reator da linha de transmissão que liga Foz do Iguaçu a Ivaiporã, causando um curto-circuito. Em consequência do curto-circuito, houve o desligamento automático da linha de transmissão conectada ao reator e de todas as linhas que interligam a usina da Itaipu com a subestação de Foz do Iguaçu, isolando a produção de energia de Itaipu do Sistema Interligado Brasileiro.

A empresa informou ainda que as unidades geradoras de Itaipu não apresentaram nenhum defeito durante a perturbação e permaneceram “girando em vazio”, ou seja, produzindo energia que não era transmitida.

Às 17h01, o sistema de transmissão começou a ser recomposto e, às 18 horas, atingiu o valor máximo solicitado pelo ONS. O setor da usina de Itaipu que gera energia para o Paraguai não foi afetado.

Fonte: IG

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *