A Great Wall é a mais nova montadora chinesa a decidir fincar bandeira em solo brasileiro. A empresa pretende investir no País em uma fábrica com capacidade de produção de 100 mil veículos ao ano, disse à reportagem seu diretor de marketing, Gao Dongxu. O executivo não revelou o valor que será destinado à construção da planta, mas 100 mil veículos é a mesma quantidade que outra montadora chinesa, a JAC, planeja fabricar na unidade que terá na Bahia, na qual serão investidos R$ 900 milhões.

“O Brasil é um enorme mercado potencial para a indústria automotiva”, afirmou Gao. Segundo ele, a empresaainda não decidiu onde a fábrica será instalada e está em busca de um parceiro local para realizar o empreendimento.

Sem impacto – A Great Wall é a terceira montadora chinesa a anunciar investimentos no Brasil, depois da JAC e da Chery, que lançou em julho a pedra fundamental de sua planta de R$ 700 milhões na cidade de Jundiaí (SP). O diretor de marketing disse que a elevação do IPI para carros importados não teve impacto “substancial” sobre a decisão da empresa de construir uma planta no Brasil.

A Great Wall planeja fabricar no país picapes, SUVs e, em um segundo momento, sedãs, observou Gao. Na terça-feira, o gerente-geral da Great Wall, Wang Fengying, havia declarado em um evento na cidade de Chengdu, na China, que a empresa planeja um “grande investimento” na construção de uma fábrica no Brasil, de acordo com relato da agência de notícias Bloomberg.

 

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