Tá no blog de Eliana Lima
O Banco do Brasil completou neste 12 de outubro, 203 anos.Foi criado em 1808 por D. João. Com capital inicial de mil e duzentas ações, no valor de um conto de réis cada uma, foi aberto ao público para subscrever estas ações aos endinheirados da época.
Em 11 de dezembro de 1809, a primeira agência do Banco do Brasil começou a operar, no Rio de Janeiro. A partir daí, D. João pediu aos governadores das capitanias que buscassem acionistas para o banco. Em vão. No fim de 1812, apenas 126 ações tinham sido subscritas. Em 1817 a oferta pública foi encerrada.
Foi com financiamento integral do BB que em 1819 foi construída a sede para a Bolsa de Valores no RJ. Em 1921, o banco, em crise, sofre com o grande saque feito pela família Real antes de seu retorno a Portugal.
Em 1833, sob forte pressão, foi liquidado. Mas, ainda no mesmo ano, uma lei reestrutura a economia do Império e restabelece o Banco do Brasil, embora ainda não com sucesso.
Em 1851, com um capital de 10.000 contos de réis, considerado alto na época, Irineu Evangelista de Souza (futuro Barão e Visconde de Mauá) criou uma nova instituição chamada de Banco do Brasil.
A fusão do Banco do Brasil com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, em 1853, aumentou consideravelmente o capital. Em 1863, era o único órgão emissor do país, o que durou até 1866.
Em 1863, transformou-se no único órgão emissor do território nacional. Após a abolição da escravatura, em 1888, foi o primeiro a abrir linhas de crédito para fazendeiros recrutar imigrantes europeus. Em 1893, passa a ser chamado de Banco da República do Brasil, após fusão com outro banco estatal, voltando a ser chamado pelo nome original em 1906.
Na II Guerra Mundial, em 1945, deu suporte aos pracinhas brasileiros na Itália, que recebiam seus salários através de seus escritórios em algumas cidades. Prestava serviço aos consulados e à embaixada.
Com a fundação de Brasília, a sede foi transferida para a capital do país, no mesmo dia de sua inauguração: 21 de abril de 1960.A primeira filial foi em Nova Yorque, 1969. Em 71, já eram 975 agências no Brasil e 14 no exterior. Dois anos depois, as ações começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores.
Em 85m foi criada a Fundação Banco do Brasil, instituição sem fins lucrativos para que apoiar e patrocina ações culturais, sociais, esportivas, entre outras.
Foi o primeiro banco brasileiro a receber o ISO 9002, em 1998.Sua filosofia corporativa: “Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.”
Aos 203 anos, é a maior instituição financeira do país, contando com aproximadamente 26 milhões de clientes.Em setembro deste 2011, confiante no bom desempenho da economia nos próximos meses, elevou para R$ 79 bilhões a oferta de crédito para pessoa física no último trimestre do ano, nas modalidades de empréstimo consignado, financiamento à compra de automóveis e crédito direto ao consumidor (CDC).
Possui atualmente cerca de 56 milhões de clientes. E haja lucro.
Poste seu comentário