Rosalba Ciarlini desembarcou no aeroporto Augusto Severo nesta segunda-feira (17) por volta das 12h, onde foi recebida pelo governador em exercício Robinson Faria; pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota; secretários de Estado; assessores e demais autoridades. Depois de reassumir oficialmente o cargo, a Governadora conversou com os jornalistas e fez uma avaliação sobre a missão oficial que fez durante dez dias nos Estados Unidos.
“Esta foi a primeira viagem que fiz ao exterior e podem ficar certos que, quantas forem necessárias para mostrar a potencialidade do Rio Grande do Norte e atrair novos investidores, eu farei”, disse a Governadora, enfatizando a importância de se divulgar o Estado em outros países.
Durante a estadia nos EUA, em Washington, Rosalba Ciarlini visitou duas instituições financeiras: o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No Banco Mundial, a Governadora disse que foi dar continuidade à solicitação de um financiamento de 540 milhões de dólares que serão empregados em investimentos voltados ao apoio à produção, e toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento das diversas cadeias produtivas. “A aprovação deste empréstimo por unanimidade na Assembleia Legislativa foi muito importante. Agora vamos esperar a avaliação que será feita pelo Tesouro Nacional e pelo Senado Federal. Esperamos que tudo ocorra bem e que esse recurso possa ser disponibilizado no próximo ano, a partir do segundo semestre”.
Rosalba Ciarlini também comentou a passagem que fez por Nova Iorque, onde teve a oportunidade de, na Câmara de Comércio Brasil América, fazer uma palestra para um grupo de investidores americanos sobre as potencialidades do Estado. Segundo a Governadora, o assunto é de grande interesse para os investidores. “Fiz uma explanação sobre as potencialidades no setor de energia eólica, energia solar, produção de gás, além da realização da Copa em 2014, da potencialidade turística, da fruticultura, dos minerais e tudo que nosso Estado possa atrair investimentos para agregar valores”.
A Governadora ainda comemora a informação que recebeu durante a viagem sobre confirmação de que o estado vai ganhar duas empresas americanas. Uma para fabricação e comercialização de sondas e equipamentos de perfuração de poços de petróleo e a outra de energia solar. Os investimentos somam mais de US$ 250 milhões.
O protocolo de intenções já foi assinado em Nova Iorque por representantes da empresa Fininsolar e pela governadora Rosalba Ciarlini. A estimativa é que sejam gerados 175 empregos diretos e 400 indiretos.
Já a Falcon Rigs está com área reservada no Distrito Industrial de Mossoró para a implantação da fábrica que vai atender às necessidades das indústrias de perfuração de bacias petrolíferas terrestres. Um dos principais equipamentos produzidos vai ser o cavalo mecânico para extração do petróleo.
Fonte: Robson Pires
Poste seu comentário