A partir de dezembro, o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito sobe de 15% para 20%. A mudança faz parte do cronograma das medidas macroprudenciais do Banco Central adotadas em dezembro do ano passado, segundo o chefe de departamento de Normas do Sistema Financeiro do BC, Sergio Odilon dos Anjos.
Odilon destacou ontem que o BC, ao adotar as medidas, estava preocupado com o aumento do endividamento das pessoas e a expansão dos prazos em algumas linhas de crédito. Por isso, criou essas medidas para os cartões e em outras linhas, como o financiamento de veículo, crédito pessoal e consignado.
Nos cartões, o BC já havia subido o pagamento mínimo do total da fatura de 10% para 15% em junho. Até agora, o financiamento de veículos, de acordo com Odilon, foi a linha que mais sofreu impacto das medidas macroprudenciais. O gráfico das concessões de novos empréstimos mostra forte queda a partir do final de 2010. O executivo do BC fez palestra hoje no 1º Congresso Internacional de Gestão de Riscos, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
Poste seu comentário