Imagem tirada de celular mostra suposta captura de Kadhafi

O ex-ditador da Líbia Muamar Kadhafi foi morto pelas forças do novo regime em um ataque contra o último bolsão de resistência em sua cidade natal, Sirte, informou o Conselho Nacional de Transição (CNT).

“Nós anunciamos ao mundo que Kadhafi foi morto pelas mãos da revolução”, declarou o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga. ”É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi encontrou seu destino”, completou.

A cidade de Sirte, último bastião da resistência das forças leais a Muamar Kadhafi, foi “totalmente libertada” nesta quinta-feira, afirmou à AFP Khalifa Haftar, funcionário de alto escalão do Conselho Nacional de Transição (CNT).

“Sirte foi totalmente libertada, e com a confirmação da morte de Kadhafi”, a Líbia foi completamente libertada, declarou Haftar, acrescentando que “aqueles que lutaram ao lado de Kadhafi foram mortos ou capturados”.

Por outro lado, a Otan anunciou o bombardeio a um comboio de veículos militares pró-Kadhafi nas proximidades de Sirte, informou a aliança.

“Aproximadamente às 8h30 hora local (10h30 de Brasília) de hoje, a Otan bombardeou veículos da força militar pró-Kadhafi que faziam parte de um grupo maior que manobrava nas vizinhanças de Sirte”, afirmou o porta-voz da Otan, coronel Roland Lavoie.

A Otan não informou se o coronel Muamar Kadhafi se encontrava neste comboio militar “que representava uma ameaça para os civis”, segundo a fonte.

Um vídeo que circula entre os combatentes do CNT em Sirte mostra imagens feitas com um telefone celular do que aparenta ser o corpo de Kadhafi ensanguentado.

Nas imagens granuladas, observadas por um correspondente da AFP, vários ativistas do CNT gritam de maneira caótica ao redor de uma pessoa de uniforme cáqui com sangue no rosto e pescoço.

Fonte: AFP

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *