Fecomércio/RJ divulgou esta semana os dados de sua pesquisa anual sobre o hábito dos brasileiros no uso da internet, feita em parceria com a Ipsos. Um dos pontos que mais chama a atenção é a queda drástica do acesso através de LAN houses e ciber cafés.

Em outubro de 2007, na primeira pesquisa, 39% dos brasileiros responderam que navegavam na internet nesses estabelecimentos comerciais. Agora, em setembro de 2011, são apenas 15%. Na análise da coordenadora de mídias digitas da Fecomércio/RJ, Elis Monteiro, uma das razões para a queda seria a popularização dos smartphones e o barateamento dos planos de dados das operadoras móveis. O acirramento da concorrência na banda larga fixa e a queda no preço dos PCs também contribuíram.

Segundo o estudo, 48% dos brasileiros acessam a internet. Desse total, 62% o faz de casa; 15%, de LAN houses; 15%, do trabalho; 6%, da casa de parentes ou amigos. Em 2007, de acordo com a mesma pesquisa, apenas 27% dos brasileiros acessavam a internet, dentre os quais 37% de casa; 39%, de LAN houses; 15%, do trabalho; e 5% da casa de amigos e parentes.

É importante esclarecer que a pesquisa perguntou se as pessoas acessam a internet e de onde acessam, mas não como acessam. Ou seja, a navegação via dispositivos móveis (sejam eles smartphones ou mesmo celulares mais simples) pode ter sido considerada pelos entrevistados ao responderem às perguntas.

Fonte: Exame

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *