O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), constatou que, das 146 amostras de pimentão avaliadas, 134 (91,7%) apresentaram resultados insatisfatórios: continham resíduos de produtos não autorizados para essa cultura e também quantidades de agrotóxicos autorizados acima do limite máximo permitido.
O campeão de irregularidades é o pimentão –92% das amostras analisadas foram consideradas insatisfatórias no relatório do Para (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, da Anvisa).O tomate, vilão conhecido, ficou apenas na décima posição
Na outra extremidade dessa relação, aparece a batata, com índice zero de contaminação. Das 145 amostras desse produto colhidas pela Anvisa, nenhuma apresentou qualquer resultado insatisfatório.
Depois do pimentão, os alimentos que registraram os piores índices foram o morango – 63,4% das amostras insatisfatórias – e o pepino – 57,4% das amostras com presença indevida de agrotóxicos. Além da batata, outros bons resultados foram encontrados na cebola (3,1% de produtos contaminados), manga (4%) e repolho (6,3%).
Foram analisadas 2.488 amostras de 18 tipos de alimentos em 25 Estados e no Distrito Federal –São Paulo não participou.
Poste seu comentário