João Maia ao lado de prefeitos, vereadores e engenheiros do DNIT

 
A Superintendência Regional do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) realizou na manhã desta segunda-feira (29) o lançamento do edital para a pavimentação e melhoria de traçado da BR 110, que será publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União. Os prefeitos Maria Stella Fernandes (Upanema) e Francisco das Chagas (Campo Grande), deputado federal João Maia (PR), deputada estadual Larissa Rosado (PSB), vereadores e lideranças políticas da região prestigiaram o lançamento, ocorrido na Câmara Municipal de Upanema. A BR 110 teve sua implantação inicial em 1957 compreendendo desde Areia Branca (RN) até Patos (PB). No final da década de 70 o trecho de Areia Branca até Mossoró foi pavimentado, e no restante, ao longo dos anos houve apenas pequenas intervenções de benfeitorias.

A expectativa é que em dois anos a obra seja concluída. As obras compreendem o trecho em terra, entre Mossoró e Campo Grande, passando por Upanema, numa extensão de aproximadamente 78 quilômetros, com construção de duas pontes e todos os bueiros. Os investimentos são da ordem de 90 milhões de reais, provenientes do Governo Federal (PAC 2) e do Ministério dos Transportes, que tem a frente o potiguar Alfredo Nascimento.

A “Estrada do Sal” como é conhecida é de grande importância para a região oeste, com uma cultura de cajueiros concentrados entre os rios Apodi e Piranhas, sendo responsável por 66% de área colhida no Estado, além do cultivo de outros produtos, e a concentrada atividade de exploração de petróleo e sal. “O povo de Upanema precisa desta estrada, e sabe o quanto vai melhorar o nosso desenvolvimento gerando emprego e renda. Nós queremos ver as máquinas funcionando na BR 110”, frisou a prefeita Maria Stella.

Em seu discurso, o deputado federal João Maia (PR), fez um resumo de sua luta decisiva pela liberação dos recursos, junto ao Ministro Alfredo Nascimento, de quem é colega de partido e amigo pessoal. “Coloquei esse projeto debaixo do braço, fui ao ministro, fui ao diretor do DNIT e garantimos a inclusão da BR 110 no PAC 2”, garantiu. O deputado ainda fez um resumo dos investimentos que o DNIT vem realizando na malha federal do RN. “Hoje dá gosto você ir de Mossoró a Natal, assim como ir do Seridó a Natal, o que não está recuperado está sendo. Eu estou muito feliz de está aqui, com sentimento de satisfação de orgulho por está ajudando a construir este sonho que é de todo o povo do oeste”, finalizou.
Fonte: Marcos Dantas