O turismo na região serrana de Portalegre e Martins é incrementado, neste período do ano, pelos donos de hotéis e pousadas e pela iniciativa pública. Os hotéis realizam festivais de fondue e as prefeituras, com apoio do Governo do Estado, festivais de gastronomia.
Para este ano, está garantida a realização do Festival de Gastronomia no município de Portalegre, de 4 a sete de agosto. Já em Martins, a empresa que realiza o festival de gastronomia ainda não confirmou. Estaria aguardando compromisso que não foi cumprido por parte do Governo do Estado ainda referente ao festival realizado em 2009.
Segundo o empresário Edielson Soares, além do Festival de Fondue e de Gastronomia, em Portalegre tem outro diferencial, que é durante o mês de junho. São os festejos juninos, que envolvem toda a comunidade, com concursos de quadrilhas e shows em praça pública. “Para se ter uma idéia, estamos com todos os apartamos ocupados e esperamos continuar após, durante a temporada de julho e agosto”, diz.
Já em Martins, as atrações estão se resumindo aos festivais de fondue realizados no Hotel Serrano e no Chalé dos Ingás durante os finais de semana. “Esperamos que o Poder Público Municipal acorde antes que seja tarde quanto à realização do Festival Gastronômico de Martins, que já é referência na região Nordeste”, destaca a gerente Jaqueline Nogueira, do Hotel Serrano.

Fonte: Cezár Alves