O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, durante discurso (AFP, 27 de julho)Presidente Álvaro Uribe deixa o cargo no próximo dia 7 de agosto

O governo da Colômbia divulgou um comunicado neste sábado onde descarta qualquer intenção de atacar a Venezuela, algumas horas depois de o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ter anunciado o envio de tropas para a região da fronteira entre os dois países.

No documento, divulgado pelo site da Presidência colombiana, o governo do país ainda classifica as acusações de Chávez de que a Colômbia teria intenções bélicas contra a Venezuela como uma tentativa de “enganar sua nação”.

“A Colômbia jamais pensou em atacar ao povo irmão da República Bolivariana da Venezuela, como disse o presidente deste país, em um claro engano político à sua própria nação”, diz o documento.

No comunicado, no entanto, a Colômbia volta a acusar a Venezuela de abrigar guerrilheiros colombianos em seu território e afirma estar buscando mecanismos do “Direito Internacional” para que isto não aconteça.

“A Colômbia pediu ajuda de canais de Direito Internacional e seguirá insistindo a esses mecanismos para que se adote um instrumento que faça com que o governo venezuelano cumpra com a obrigação de não abrigar terroristas colombianos”.

Resposta

O documento é uma resposta ao presidente Hugo Chávez, que na noite da última sexta-feira subiu o tom e disse estar enviando tropas para a fronteira entre os dois países, após acusar o governo colombiano de ter invadido o espaço aéreo venezuelano, o que também foi negado neste sábado pelo Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

Sinceramente coitados dos venezuelanos, Hugo Chaves é pior até que Fidel Castro .