Aqueles cinco mineiros, isolados com os restantes a 700 metros de profundidade, não estão a comer devidamente e recusam-se a ser filmados, declarou o ministro da Saúde, Jaime Manalich, segundo o qual alguns psicólogos vão tentar tratar os homens a partir da superfície, com recurso a um sistema de intercomunicações.

Os engenheiros afirmaram que os trabalhos de abertura de um túnel para os mineiros conseguirem sair da sua trágica situação deverão começar segunda-feira, mas a verdade é que se calcula que possam demorar quatro meses, pelo que nunca conseguirão sair dali antes do fim do ano.

Há já três semanas que os 33 mineiros se encontram soterrados, mas só foram localizados no dia 22 de Agosto, tendo sido aberta uma pequena conduta para que possam ser abastecidos de comida, bebiba e medicamentos, mas que não é suficientemente larga para que eles possam passar.

Maquinaria pesada ida da Espanha e da Austrália está agora a ser reunida para se conseguir abrir o túnel que por alturas do Natal ou da passagem de ano talvez consiga fazer com que os homens regressem à superfície, depois de um longo calvário.

Apesar de tudo, a maior parte deles parece relativamente tranquila, segundo um vídeo que os próprios fizeram e que foi quinta-feira passado na televisão chilena. No entanto, o ministro da Saúde explicou que os cinco elementos deprimidos não aparecem na filmagem. É uma experiência de isolamento coletivo nunca vista, é o fim dos tempos como prega os mais velhos.