O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira, que vai investir R$ 76 milhões este ano para aumentar em até 20% a quantidade de transplantes de saúde realizados pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Na tarde de ontem, 27, dia em que se comemorou o Dia Nacional do Doador de Órgãos, o ministério lançou a campanha “Seja um doador de órgãos e só assim serei feliz”.

Os recursos, liberados por meio de portarias nesta segunda, serão investidos na criação de 80 leitos de transplante de medula óssea, 10 centros para transplante de córnea, ossos e pele e no treinamento e qualificação de 1,2 mil profissionais de saúde em todo o País.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de transplantes realizados no País vem aumentando há sete anos. Em 2003 foram quase 13 mil procedimentos realizados; no ano passado, esse número aumentou 59%, atingindo 20,2 mil cirurgias anuais.

No primeiro semestre deste ano, os órgãos mais transplantados foram o rim, com 1,4 mil procedimentos, seguido pelo fígado, com 663 cirurgias, e pelo coração, que contabilizou 99 transplantes.