Os 33 mineiros que estão presos no subsolo na mina San José, em Copiapó, receberão tratamento psicológico por seis meses depois de voltarem à superfície. Segundo o ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, o objetivo é prestar apoio após a experiência traumática de ficar mais de dois meses a quase 700 m de profundidade.

O ministro Mañalich afirmou que, dentro do protocolo estabelecido para o momento da retirada dos homens, está previsto o monitoramento constante da pressão arterial para evitar eventuais crises de pânico ou claustrofobia enquanto são transportados nas cápsulas Fênix.

Além disso, segundo informou a rádio Bío-Bío, será monitorada a utilização correta dos cintos e faixas elásticas que os mineiros usarão mas extremidades inferiores. Aqueles que sofrem de doenças pulmonares crônicas deverão usar máscaras de ar enriquecido com 30% de oxigênio.

Apesar da proximidade da data do resgate – que provavelmente ocorrerá na quarta-feira, segundo o governo chileno -, o ministro da Saúde afirmou que “nenhum deles está muito animado, deprimido ou ansioso”. Segundo Jaime Mañalich, as condições de saúde dos 33 homens são “milagrosamente boas”.