Nos aguardos da instalação dos cinemas do Mossoró West Shopping pela empresa Multicine,vamos falar um pouco de cinema.

O cineasta Charles Chaplin é para muitos um gênio em todos os sentidos. E quando todos achavam que a sua cinematografia composta por dezenas de filmes como ator e diretor estava completa, eis que surge uma grande novidade. O curtametragem A Thief Catcher, dado como desaparecido por décadas, reaparece depois de ter sido comprado num leilão sem que o novo dono soubesse que ele contava com o ator. A produção de 1914 tem 10 minutos e cerca de 1/3 dela tem a participação do eterno Carlitos e seus indefectíveis – e adorados – bigode e trejeitos característicos.

O melhor de tudo é que ele será exibido publicamente neste sábado, no Slapsticon, festival anual organizado pelo grupo Silent Comedy Mafia e que acontece no Rosslyn Spectrum Theater em Arlington, Virginia, nos Estados Unidos. O evento começou ontem, quinta feira, e vai apresentar cerca de 120 produções até domingo, com muita coisa de Chaplin e Buster Keaton, entre outros, e ainda presta um tributo à dupla Abbott e Costello. Os organizadores pretendem oferecer A Thief Catcher para uma audiência maior através de outros eventos ou DVD, mas ainda não existe nada definido.

A descoberta é a primeira na carreira de Chaplin nos últimos 60 anos e levanta pontos interessantes e até polêmicos. Em sua filmografia, o ator nunca inscreveu o filme em questão. Em 1965, durante uma entrevista, ele chegou a comentar a obra, mas nunca mencionou seu título. Já tem especialista afirmando que A Thief Catcher derruba o mito de que o “famoso bigode” teria sido criado em outra época. O fato é que deixando o blábláblá de lado, A Thief Catcher foi um grande achado para os fãs do artista que, certamente, aguardam uma chance de assisti-lo.

Estamos anciosos pela abertura dos cinemas na cidade,pois DVD não é a mesma coisa .