Numa espécie de prévia da Semana de Conciliação, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) realizará mais de três mil julgamentos sobre processos relacionados ao seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), entre os próximos dias 23 e 26 de novembro. O mutirão DPVAT ocorrerá nos municípios de Natal (25 e 26), Mossoró (23) e  Caicó(24) e contará com a participação de aproximadamente 40 profissionais entre juízes e conciliadores.

A juíza Rossana Alzir Diógenes, que integra a equipe de coordenadores do evento, informou que a expectativa é diminuir substancialmente o número de processos relacionados ao seguro DPVAT nas comarcas estaduais. Segundo ela, pelo menos 1800 tentativas de acordos devem ser feitas na capital, 800 em Mossoró e 600 em Caicó .

Semana de Conciliação

Mais de cinco mil audiências devem ser realizadas no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte como parte das ações da Semana de Conciliação, que ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. A coordenadora do projeto no âmbito do TJRN, juíza Sulamita Pacheco, afirmou que cerca de 40 magistrados e 200 servidores do TJRN devem participar da atual edição do evento, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que objetiva o cumprimento da Meta 3, medida que prevê a redução do acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução.

A Semana de Conciliação promovida pelo Tribunal de Justiça deve culminar em uma injeção de pelo menos 16 milhões na economia estadual, uma vez que, com o acordo firmado entre credores e devedores, serão muitas as exclusões de cidadãos dos serviços de proteção ao crédito, o que dará um substancial aumento do poder de compra.

Fonte: Cardoso Silva