A Gerência Executiva da Educação está cuidando dos últimos detalhes para a realização da VII Mostra de Projetos Científicos e Culturais que será aberta nesta  quinta-feira (25/11) às 18h na Praça de Eventos. Esse ano, o evento ganhará uma super estrutura com estandes totalmente climatizados para dar mais conforto aos expositores e visitantes. “Nossa intenção é que o evento avance no mesmo ritmo que está avançando a educação do Município. A mostra é o espaço para professores e alunos mostrarem seus experimentos e socializarem seus conhecimentos”, falou o Secretário Municipal da Cidadania Francisco Carlos Carvalho.

Para a Gerente Executiva da Educação Ieda Chaves, a expectativa é que a amostra atraia um bom número de visitantes e que seja um balizador para crescimento e melhoria do evento no próximo ano. “Esse ano foi muito movimentado para as escolas do município, com muita educação continuada, muito trabalho, mas acredito que a mostra trará melhores significativas para o 2011”, falou Ieda adiantando que a maioria dos projetos envolve a temática do meio ambiente e também da saúde.

Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 60 mil na Mostra. Esse ano, 68 projetos científicos e culturais de 62 escolas estarão sendo apresentados na Mostra pelas escolas da rede municipal de ensino, que também realizaram eventos internos em suas unidades, de maneira a estimular a participação dos alunos das mais variadas faixas etárias e séries.

A Prefeitura renovou a parceria com a Seara da Ciência- uma espécie de Instituto de produção e divulgação científica, da Universidade do Estado do Ceará (UFC), vinculado à pró-reitoria de Extensão, que pelo segundo ano consecutivo participará da Mostra. Uma equipe de pós-doutores, monitores de graduação e servidores técnicos estarão apresentando experimentos nas áreas de biologia, matemática, física, química e meio-ambiente.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) também ganhou espaço para apresentar projetos na área das ciência naturais. Paralelo aos projetos científicos acontecerá programação cultural com dança, música e apresentações de teatro. A VIII Mostra de Projetos Científicos e Culturais prosseguirá até o dia 27 de novembro com visitação das 8h às 18h.

Fonte: Prefeitura de Mossoró