As Forças Armadas vão ceder dois mil homens ao governo do Rio de Janeiro para o patrulhamento interno do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro até meados de 2011. A solicitação do contingente militar será formalizada nesta terça-feira (30) pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao Ministério da Defesa. Cabral conseguiu a garantia de homens do Exército, Marinha e Aeronáutica para patrulhar as duas favelas depois de reunião de mais de três horas, ontem à noite, com a presidente eleita, Dilma Rousseff.

“As Forças Armadas fazem um trabalho de campo, de patrulhamento interno. Há necessidade de um contingente significativo para o Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro“, disse Cabral. O encontro do governador com Dilma foi na Granja do Torto, em Brasília, a portas fechadas, e contou com a participação do vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o deputado Antonio Palocci, provável ministro da Casa Civil do futuro governo.

Segundo o governador, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) usarão sete mil homens nas favelas cariocas, em 2011. “Essa retomada de território já se deu em várias comunidades. Esse modelo da UPP existe há dois anos. É um modelo que deu certo. E agora com essa novidade, no momento no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro. Em outras comunidades igualmente complexas o que a gente é percebe é a parceria, a camaradagem para o bem”, afirmou Cabral. Ele informou que hoje será inaugura da UPP do Morro dos Macacos, onde há cerca de um ano os bandidos derrubaram um helicóptero da Polícia Militar.

Fonte: Agência Estado