Nesta terça feira (28) acontecerá a segunda etapa do evento VivaLuiz! com o lançamento oficial do projeto Centro Cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Marco Zero, em Recife, às 17h, com as presenças do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Na ocasião, ocorrerá também a cessão de uma área para a construção de escola de música que ficará sob a coordenação da Associação Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Governo do Estado de Pernambuco e do Porto de Recife, e representa um investimento de R$ 26 milhões, sendo R$ 21 milhões investidos pelo governo federal.

O Centro Cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga será o primeiro museu nacional hi-tech de alto porte em Pernambuco e destacará a importância de Luiz Gonzaga, ícone do sertão nordestino, para a cultura e o imaginário brasileiro.

“O Rei e o Baião”

A primeira etapa do Viva Luiz!, ocorreu, em Recife, com o lançamento do livro “O Rei e o Baião”, de Bené Fonteles no dia 13 de dezembro e no dia 17 de dezembro, em Brasília.

O livro resume, numa publicação recheada de fotografias e belos textos, a trajetória de Luiz Gonzaga, um dos grandes ícones da cultura brasileira e nordestina. “O Rei e o Baião” tem como objetivo fomentar e intensificar a obra do artista, que completaria 98 anos no dia13 de dezembro, data em que o livro foi lançado em Recife.