A Central Única dos Trabalhadores (CUT), criticou a declaração do ministro da Fazenda Guido Mantega desta quinta-feira (27), que descartou estudos para correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física. Para o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, a não correção da tabela do IR demonstra desinteresse do governo à uma questão importante para os trabalhadores.

“Se o governo federal não corrigir a tabela do imposto de renda, isso vai equivaler a apropriação indébita, pela Receita Federal, dos recursos dos trabalhadores. Ainda que isso seja insuficiente para corrigir a imensa injustiça da estrutura tributária brasileira, pela qual quem ganha menos paga mais, e justamente por isso a correção da tabela do imposto de renda é absolutamente indispensável”, disse Artur.

A negativa de Guido Mantega vem um dia após a primeira reunião das seis centrais sindicais com o governo para negociação do reajuste do salário mínimo para R$ 580 e correção de 6,76% da tabela do imposto de renda. Mesmo sem avanços no debate, na ocasião havia sinalização da possibilidade de assegurar a alteração em 4,5%.