A dengue poderá se transformar, nos próximos anos, em uma doença pediátrica. O alerta é do coordenador Nacional do Programa de Controle da Dengue, Giovanini Coelho. Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos e mortes por dengue entre menores de 15 anos vem aumentando no País. Hoje, 25% dos casos graves ocorrem nessa faixa etária.

“Se o comportamento da dengue se mantiver, ela se transformará em uma doença pediátrica. Por isso, o ministério está fazendo um esforço grandioso de mobilização. As crianças são grupo mais vulnerável. Imagina um bebê de seis meses tendo uma doença que pode causar hemorragias. É um risco muito grande”, afirma Giovanini.

Preocupado com o aumento de casos entre as crianças, o Ministério da Saúde elaborou um manual específico para orientar os profissionais a tratar os pequenos. “A criança não sabe manifestar os sintomas como dor no corpo ou dor de cabeça e o médico tem dificuldades para fechar o diagnóstico”, disse Giovanini. Ele acrescenta que outro problema é que muitas viroses infantis têm sintomas parecidos com os da dengue.