A cidade já se movimenta com sua programação carnavalesca, o Carnaval 2011 em Mossoró teve início ontem sexta-feira (25) e prossegue até a quarta-feira de cinzas (9). Em eventos próprios ou apoiando iniciativas terceirizadas, a prefeitura está investindo recursos da ordem de R$ 278 mil este ano segundo Clézia Barreto.

A folia teve início com o Baile das Mariposas, que acontecerá na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 21h. No sábado (26), será a vez de três eventos carnavalescos:Ilha Folia 201 1, bloco Resolva sua Vida e Baile de Máscaras.

O Ilha Folia acontecerá na Rua Benício Filho, no bairro Ilha de Santa Luzia e começará às 20h. Já o bloco Resolva a Sua Vida sairá pelas ruas da Nova Betânia, terminando em frente ao bar/restaurante Seu Marza, naquela mesmo bairro.

Já durante o Baile de Máscaras, no Hotel Thermas, uma promoção da colunista social Marilene Paiva, em parceria com o município, serão escolhidos os novos rei e rainha do Carnaval 2011 de Mossoró.

– Ao todo, inscreveram-se cinco candidatos, sendo dois a rei-momo e duas a rainha do Carnaval – contabilizou Clézia Barreto, gerente de Cultura do município,  lembrando que também haverá concursos de fantasias nas categorias luxo e originalidade.

A programação prosseguirá no domingo com a Troça “É ou não é” e a boneca “Mamães Dolores”.

Na terça-feira, dia 1º de março, acontece na AABB o Baile da Melhor Idade. Na quarta-feira, dia 2 de março, será a vez da troça “Batendo o Centro” e na quinta-feira, dia 3, o Carnajucas vai sair às ruas em mais uma edição do seu tradicional carnaval fora de época ao som da Banda Bakulejo. Também no dia 3, o bloco Reviver faz a folia no Oba Restaurante.

Desfile

O ponto alto do carnaval da cidade acontecerá na sexta-feira, dia 4, com o desfile de escolas de samba, blocos e outros grupos carnavalescos.

Vão se apresentar na passarela da Estação das Artes três escolas de samba, nove blocos, dois maracatus e uma tribo de índio, além de vários grupos de ursos.

– Os ursos se apresentarão duas vezes. A primeira, no concurso realizado na Praça de Eventos, dia 3, e a segunda vez na própria programação da Estação das Artes – explicou Clézia. Após as apresentações, haverá show da cantora Thábata.

Folia de momo terá eventos em Mossoró até a quarta-feira de cinzas

Os eventos não param no dia 4, sexta-feira de Carnaval. Durante a folia de momo, haverá outras atividades. Do sábado à terça-feira acontecerá o Carnafonas, o Carnaval do Clube dos Cafonas, que recebe apoio do município. O evento acontece no clube O Extra, localizado na Avenida Lauro Monte.

Ainda na segunda-feira, dia 7 de março, será a vez do bloco do Zé da Porteira sair da Rua Afonso Pena e ganhar as ruas do bairro Santo Antônio. No dia seguinte, 8 de março, será a vez a Boneca Maria Espaia Brasa fazer a festa dos foliões do bairro Bom Jardim, com saída da Melo Franco.

No dia 8, a troça “Sapo na Lagoa” sairá da Rua Olavo Bilac, no bairro Lagoa do Mato.

Fechando a programação do carnaval de Mossoró 2011, na quarta-feira de cinzas, dia 9, será a vez do Carnabuco sair às ruas. O Carnaval da Rua Joaquim Nabuco, no Alto da Conceição, encerra a temporada com chave de ouro.

– Todos os eventos relacionados ao carnaval terão o apoio do município. Dos mais tradicionais, como os maracatus até os mais modernos, nenhum deixará de sair por falta de apoio. O Carnaval de Mossoró acontecerá com todas as suas diversas manifestações. Isso é o carnaval de Mossoró.