Atualmente o rótulo de sexo frágil não cabe mais às mulheres. Nos dias de hoje o público feminino está atuando em todas as áreas da sociedade, inclusive em serviços pesados como a construção civil. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no período de 2007 a 2009 o número de mulheres trabalhando em todo o Brasil subiu 44,5% – impulsionando a economia do país. O setor que obteve maior crescimento no número de contratações do público feminino foi o da construção civil, que teve uma elevação de 32,65% na quantidade de mulheres trabalhando.

Na avaliação da Câmara Brasileira da Indústria e da Construção (CBIC) o cenário reflete as conquistas das mulheres em uma área historicamente dominada pelo público masculino. Os anos vão se passando e as mulheres estão cada vez mais deixando de lado os trabalhos leves, como de cabeleireira, para construir casas e arranha-céus, atuando como pedreiras.

Na cidade de Salgueiro o público feminino também vem conseguindo um espaço antes apenas ocupado por homens. Com a chegada no município de grandes obras como a Transposição e Transnordestina, as donas de casa, empregadas domésticas, manicures e cabeleireiras, abandonaram seus antigos empregos para conquistar novos horizontes.

Hoje é possível ver uma mulher conduzindo veículos pesados nas obras federais em Salgueiro. Também se tornou comum, mulheres gerenciando grandes hotéis, ocupando cargos políticos e sob o comando de escolas públicas e particulares salgueirenses. Da mesma forma, nas eleições as mulheres são maioria e podem escolher sozinhas quem governará a cidade.