Os números ainda não estão consolidados, mas a Prefeitura do Recife estima em 25% o percentual das despesas do Carnaval da capital financiados por patrocinadores. Dos R$ 30 milhões que a festa custou, algo em torno de R$ 7 milhões foram captados pela empresa OCP, responsável pelo Carnaval da Bahia e pelo São João de São Paulo. O prefeito João da Costa (PT) espera custear 50% do Carnaval 2012 com patrocínio de cervejarias, empresas de telefonia e grandes bancos.

O prefeito afirmou que a empresa teve pouco tempo para captar recursos, pois foi contratada apenas no final de dezembro. “Ficou muito em cima (para prospectar patrocínio de empresas). Os principais patrocinadores, que têm grandes recursos de investimento em Carnaval, fazem planejamento de longo prazo. Os departamentos de marketing (dessas empresas) têm planejamento de 12, 24 e até 36 meses”, justificou.

Como a OCP tem contrato de 12 meses, a Prefeitura espera disputar patrocinadores com a Bahia e o Rio de Janeiro. “Já estamos num tamanho de Carnaval de repercussão de mídia que nos permite disputar patrocínio no mesmo nível do Rio de Janeiro e Salvador. Mas isso tem que ser feito com antecedência de, no mínimo, 12 meses”, apontou.

Fonte: Blog do Jamildo