A lista dos mais ricos do mundo, elaborada anualmente pela revista americana Forbes, registrou dois recordes em 2011. O primeiro diz respeito ao número de bilionários, que passou de 937 no ano passado para 1 210 neste ano, o maior já registrado. O recorde anterior havia sido obseravdo em 2008, quando o mundo contabilizou 1 125 indivíduos com mais de um bilhão de dólares em patrimônio. O segundo recorde diz respeito às fortunas combinadas destes bilionários, que somaram 4,5 trilhões de dólares, contra 3,6 trilhões de dólares de 2010.O destaque desta 25ª edição foram os BRICs, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que produziram 108 dos 214 novos integrantes do ranking.

O gigante das telecomunicações mexicano Carlos Slim aparece novamente na primeira posição, com um patrimônio de 74 bilhões de dólares. A fortuna de Slim cresceu 20,5 bilhões de dólares em um ano, mais do que a de qualquer outro bilionário, deixando seus dois rivais mais próximos, Bill Gates e Warren Buffett, ainda mais distantes. Cerca de 62% de seu patrimônio vem da empresa America Movil, que, no Brasil, controla a Claro.

Gates, com uma fortuna de 56 bilhões de dólares, agora retira 70% de sua riqueza de investimentos fora da Microsoft, de acordo com a Forbes. O investidor Buffett, em terceiro lugar, contabiliza 50 bilhões de dólares em patrimônio.

Apesar de os Estados Unidos ainda dominarem o ranking, a região mais dinâmica na criação de riqueza, de acordo com a revista, é o sul da Ásia. O território conta agora com 332 bilionários, de um total de 234 há apenas um ano.

O poder da internet – Ainda de acordo com a Forbes, a lista de 2011 revela que alguns empresários encontraram maneiras engenhosas de ganhar dinheiro. O destaque da publicação ficou por conta do Facebook, cujo aumento vertiginoso do seu valor de mercado nos últimos dois anos levou seis pessoas da companhia ao seleto grupo dos bilionários. O líder do grupo é o próprio CEO, Mark Zuckerberg, que teve seu patrimônio expandido em 238% no período de um ano, para 13,5 bilhões de dólares. Juntaram-se a ele no ranking dos mais ricos do mundo, os co-fundadores da rede social: o brasileiro Eduardo Saverin; o americano Dustin Moskovitz; o primeiro presidente do grupo, Sean Parker (fundador do Napster); e o investidor russo Yuri Milner. A partir deste novo ranking, Dustin Moskovitz, que é oito dias mais jovem que Zuckerberg, assume o posto de jovem mais rico do mundo.

O crescente interesse dos grandes investidores por tudo aquilo que diz respeito a redes sociais impulsionou o valor de mercado das empresas ligadas à internet, como a Zynga, produtora do “FarmVille”, e o Groupon, site de compra coletiva. O movimento, segundo a Forbes, trouxe à tona dois outros bilionários: Mark Pincus e Eric Lefkofsky, respectivamente os fundadores destas companhias. Outros três estreantes destacados pela publicação foram Do Won e Jin Sook Chang, co-fundadores do Forever21, e Chris Cline, dono de três bilhões de toneladas de reservas de carvão, localizadas, em sua maioria, em illinois.

Fonte: VEJA