A campanha de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 25 de abril em todo o Brasil e termina em 13 de maio. Neste ano, além de idosos e indígenas, o governo federal decidiu incluir outros três grupos entre o público-alvo: profissionais de saúde, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos de idade também receberão as doses.

A vacina deste ano irá proteger contra três tipos de vírus, inclusive o da influenza A (H1N1), causador da gripe suína. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações. Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão de crianças e gestantes foi feita com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias.

Cada um dos grupos deve tomar apenas uma dose da vacina. A exceção são as crianças de seis meses a dois anos, que receberão duas doses – a segunda aplicação deve ocorrer 30 dias após a primeira.

Segundo Padilha, o público-alvo da campanha é de quase 30 milhões de brasileiros, mas o objetivo do governo é imunizar ao menos 80% desse total, o que representa 23,8 milhões de pessoas.

– Estamos incluindo três grupos importantes na campanha e esse é o momento de sensibilizar e informar a população, principalmente esse novo público, para que procurem os postos de saúde durante a campanha e tomem a vacina.