O  estudante José Maria Souza de Oliveira, de 17 anos, que mora no assentamento rural de Novos Pingos, no município de Assú, se inscreveu em quatro processos seletivos para entrar em uma universidade pública, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Ele tentou a UERN, Ufersa, UFRN e Unila, e conseguiu ser aprovado em todas elas.

José Maria decidiu cursar engenharia mecânica na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Paraná, após ter sido aprovado para uma das 25 vagas que foram ofertadas a estudantes de todo o Brasil

O estudante, que nasceu na comunidade de Canto do Mari, também no município de Assú, é um exemplo de superação e determinação. Ele sempre estudou em escolas públicas, tendo cursado o ensino fundamental na Escola Municipal Professora Maria Antonia Alves de Melo e depois na Escola Municipal Professora Nair Fernandes, tendo terminado o ensino médio no Instituto Padre Ibiapina.

Apoio

O estudante, que irá morar na residência universitária, está recebendo apoio da Prefeitura do Assú, que está custeando sua viagem para o Paraná. “Todo o Assú está orgulhoso pela conquista de José Maria, que com apenas 17 anos está dando um exemplo extraordinário de dedicação aos estudos e de determinação para alcançar um sonho”, disse o prefeito Ivan Júnior.

Como a Universidade escolhida fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, José Maria, que é filho de um pescador não tinha condições de bancar a viagem e os documentos exigidos. Então a prefeitura do Assú se encarregou das despesas com passagem e a documentação (emancipação do estudante). “Sem essa ajuda eu não conseguiria cursar essa faculdade pois as despesas são muito altas. Por isso procurei a prefeitura e fui prontamente atendido”, disse José Maria

Para o estudante, que tem como passatempo estudar, escrever poesias, ouvir músicas e editar um blog, o maior desafio que vai encontrar pela frente é a distancia da família.