Mais de 1 bilhão de pessoas que moram em grandes centros urbanos devem ficar sem água em 2050, segundo um estudo publicado na revista. Segundo um grupo de pesquisadores, o cenário se confirmará caso continue a tendência atual da urbanização, com as más condições sanitárias de algumas metrópoles mundiais, que agravam o risco para a fauna e a flora.

Os cientistas prevêem que em 2050 993 milhões de pessoas em diversas metrópoles do mundo terão acesso a menos de 100 litros de água por dia. Essa quantidade corresponde ao volume, hoje, de apenas um banho por pessoa e é considerada o mínimo de água necessário para que uma pessoa mantenha padrões de alimentação, higiene e bebida adequados.

“Existem soluções para que esse 1 bilhão de pessoas tenham acesso à água. Mas isso requer muitos investimentos na infraestrutura e melhor utilização da água”, afirmou o coordenador da pesquisa, Rob McDonald, do centro de estudos privado The Nature Conservancy.

O cenário piora, dizem os pesquisadores, se forem levados em consideração também os efeitos da mudança climática, o que adicionaria a esse total mais 100 milhões de pessoas sem acesso ao volume mínimo de água.

De acordo com a pesquisa, atualmente cerca de 150 milhões de pessoas consomem menos de 100 litros diariamente. Um cidadão médio que vive nos Estados Unidos, informou o estudo, consome aproximadamente 376 litros de água por dia.

Fonte: Agência Brasil