O Google não deixou passar em branco o famoso Dia da Mentira. A empresa anunciou, nesta sexta-feira, um novo serviço para o Gmail – o Gmail Motion – no qual o usuário não precisa utilizar o teclado para abrir ou enviar mensagens. O internauta que possui uma webcam pode, apenas, realizar movimentos específicos, como o gesto de abrir um envelope, que o permite abrir uma mensagem, ou sinalizar com o dedo indicador para trás responder. O usuário também pode redigir mensagens por meio de mímicas.

O serviço, porém, não passa de uma brincadeira da empresa para comemorar o ‘April Fool’s Day’ (o conhecido Dia da Mentira). O site criado exclusivamente para o “novo serviço”, vem com todas as instruções de utilização da ferramenta, inclusive um vídeo com o gerente de produto do Google, Paul McDonald, e especialistas que analisam as qualidades do Gmail Motion.

E as novidades não param por aí. O Google anunciou, ainda, o lançamento da extensão “Comic Sans For Everyone”, que permite ao usuário ver todos os sites no navegador Chrome com fonte infantil. Baixe a extensão em http://www.google.com/landing/csfe/.

Outro anúncio do Google neste 1º de abril é a vaga de “autocompletador” de buscas, com cargo em Mountain View. “Todos os dias, as pessoas digitam mais de 1 bilhão de buscas no Google e esperam que o Google preveja o que elas procuram. Para isso funcionar, precisamos da sua ajuda”, diz o Google no anúncio da oportunidade de trabalho.

Para o Orkut, foi anunciado um novo acessório compatível com a rede social, chamado Earkut. É uma espécie de brinco futurista que fica preso ao ouvido do internauta. Quando alguém acessar seu perfil no Orkut, o Earkut recebe um sinal, esquentando o ouvido do usuário.

Já o YouTube comemora seus “100 anos de existência” com vídeos que poderiam ter sido postados no Youtube em 1911. Um dos personagens é o presidente norte-americano William Howard Taft, convidado para atuar como blogueiro neste 1º de abril, reproduzindo seu primeiro post oficial no blog da companhia.

Fonte: O Dia Online