Reportagem do Jornal O Mossoroense:

Acesso a livros, revistas, jornais, internet gratuita e sala de estudo. Todo esse aparato que dá suporte ao aprendizado de alunos das redes pública e particular está disponível no Portal do Saber. O espaço agradável para a aprendizagem, que já existe há mais de 8 anos, fica muitas vezes esquecido e acaba sendo subutilizado pela comunidade. Conforme o coordenador do espaço, Pádua Campos, a população precisa ser lembrada da existência e importância do portal.

“Muitas pessoas não sabem que lá é um local público, acham que tem que pagar. O Portal já existe há tanto tempo, mas as pessoas ainda desconhecem”, comenta Pádua Campos. Atualmente a biblioteca montada no prédio é equipada com mais de 1.700 títulos, entre livros de ensino médio, literatura e obras literárias voltados para o público infantojuvenil. Todos eles estão disponíveis a estudantes, jovens pré-vestibulandos e demais pessoas interessadas.

“Até pessoas que estudam para concurso procuram o Portal”, diz o coordenador. A maioria dos livros é fruto de doações feitas pela própria comunidade. Para usufruir toda estrutura, o coordenador informa que é preciso apenas realizar um cadastramento simples. “É só apresentar o documento de identidade que a gente faz o cadastro na hora e a pessoa já pode começar a utilizar os serviços”.

O Portal do Saber fica na rua José Damião e qualquer pessoa têm acesso ao local. “Além dos livros, temos revistas, assinatura de jornais e 12 computadores com internet. Há pessoas que vêm aqui só para ler os jornais do dia”. Durante as férias escolares o Portal funciona normalmente. A equipe do espaço promove outros projetos paralelos, como o “Mais Um” que estimula alunos da rede pública a utilizar todas as ferramentas do Portal após o turno escolar.

Pádua lembra que a população pode e deve doar livros, revistas e outros instrumentos que possam servir para pesquisa. Basta levar os artigos ao próprio Portal. “Nós só não estamos recebendo livros de ensino fundamental. Esses nós encaminhamos à biblioteca da comunidade do Jucuri”. O Portal do Saber funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte:Amanda Melo/O Mossoroense