Tá na Folha de São Paulo:

O comando nacional do DEM decidiu nesta quinta-feira abrir processo disciplinar contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, por ter utilizado a estrutura do partido para registrar na internet o domínio de seu novo partido, o PSD (Partido da Social Democracia).

A Executiva Nacional do DEM, a pedido do deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), abriu o processo por considerar que Kassab infringiu o estatuto da sigla.

“Estando fora do partido, ele usou uma estrutura que é do DEM. Mas será dada a oportunidade dele se defender”, disse o presidente da sigla, senador José Agripino Maia (RN).

O processo disciplinar prevê penalidades que vão da advertência à expulsão. O gesto, segundo lideranças do DEM, é um recado para mostrar a Kassab que não poderia ter utilizado a estrutura do partido depois de já ter anunciado a sua desfiliação.

O objetivo da Executiva não seria expulsar o prefeito, já que Kassab deve nos próximos dias assinar a ata de criação do PSD, mas sim dar uma resposta pública ao gesto do prefeito.

Segundo ACM Neto, o prefeito descumpriu um dos artigos do estatuto do DEM ao realizar atividade política “contrária aos interesses partidários”.

Kassab, por ainda estar na presidência dos diretórios regional e municipal do Democratas, também teria deixado de cumprir os “deveres atinentes às funções partidárias” –como previsto no estatuto.

RELATOR

Agripino designou o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) para relatar o caso. O prefeito vai ter o prazo de oito dias para apresentar a sua defesa à Executiva Nacional que, em seguida, vai decidir a penalidade a ser aplicada.

Kassab se apossou das iniciais JK, do presidente Juscelino Kubitschek, e registrou na internet o domínio jk.org.br.

O PSD, legenda que tem o prefeito como idealizador, carrega o mesmo nome da legenda em que Juscelino Kubitschek foi candidato na década de 50. O site está em nome de uma comissão provisória do DEM, mas Kassab aparece como “responsável” pelo domínio.

Segundo Agripino, o partido já tomou providências para devolver o domínio à família de JK.

Na reunião da Executiva, o senador leu carta da neta de Juscelino Kubitschek, Ana Cristina, agradecendo o gesto ao partido. O DEM vai fazer um ato oficial de entrega do domínio à família.