A cidade de Alexandria começou nos idos de 1759, quando pela primeira vez alguém admitiu morar na fazenda chamada Barriguda. Segundo a história,foi opreto José da Costa o primeiro habitante da localidade que,com a mão direita sobre a Bíblia, jurou morar na fazenda Barriguda.

O nome Barriguda foi decorente da existência de uma serra na região, cuja forma assemelhava-sea uma barriga

O povoado foi crescendo e alcançando repercussão no estado.Em homenagem a Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, filha da terra, e esposa de Ferreira Chaves, que chegou a ser Senador e Governador do Estado, o povoado passou a ser chamado pela 1ª vez,de ALEXANDRIA.

Em 7 de Novembro de 1930, o município foi oficialmente criado,desmembrando-se de Martins, e também ,mudando de nome. Alexandria passou a se chamar João Pessoa,mas por pouco tempo. Em 1936, para se evitar confusão com a capital da Paraíba e, ao mesmo tempo , confirmar a merecida homenagem à sua filha ilustre, o novo município voltou a seu nome difinitivo,Alexandria.

O município que está bem pertinho da famosa Serra da Barriguda, encontra-se a 367 km distante de Natal, com uma área de 420 km2  onde residem 13.585 habitantes (IBGE).O abastecimento d’agua vem do Açude Pulgas com capacidade para  mais de 3 milhões de m3. São colocados como representantes dos aspectos históricos e turísticos são: Serra da Barriguda, Igreja do Coração de Jesus,Açude Cortez Pereira, Capela de Santa Filomena e o Olho d”agua do Serrote.

A cidade conta com uma Biblioteca Municipal com um acervo de mais de 3 mil livros, conta ainda com um rico artesanato que se destacam  na confecção de bolsas,chapéus,urupembas de carnaúba, utensílios de couro para vaqueiros, bonecas  de pano, quadros á óleo, além do importante trabalho de louças de cerâmica.Os filhos de Alexandria homenageiam sua padroeira , Nossa Senhora da Conceição em 8 de Dezembro. Além da festa da padroeira, a cidade se destaca pelo seu Carnaval que é considerado um dos melhores do RN. A cidade tem no mês de Julho o carnaval fora de época que atrai muitos visitantes que é o Alefolia.