Depois de reunião das centrais sindicais com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-PR), o Paulinho da Força, revelou que Lula defendeu a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para tratar da reforma política.

– Ele não entrou em detalhes, mas disse que se a gente não conseguir fazer uma ampla reforma afora, que possa atender os interesses do povo brasileiro, ele defenderia uma Constituinte para 2014 – disse o presidente da Força Sindical.

Segundo Paulinho, Lula disse ser difícil obter uma reforma totalmente consensual.

– Ele acha que se deixar do jeito que vai indo, a tendência é não ter reforma nenhuma ou ter uma reforma que atenda muito pouco os interesses da população – afirmou.

De acordo com Paulinho, Lula também defende que haja coincidência na data de todas as eleições municipais, estaduais e federais.

– O ex-presidente acha que essa coisa de todo ano ter eleição, deveria acabar. Não para agora, mas para 2014. A ideia é fazer com que as eleições possam acontecer no mesmo ano. Talvez as eleições para presidente, deputados, governadores e senadores em um dia e de prefeito e vereador em outro.

Ainda segundo Paulinho, Lula defendeu uma mobilização por meio dos sindicatos e movimentos sociais. Dessa mobilização, diz Lula, deveriam ser retiradas propostas para a reforma política. De acordo com Paulinho, o financiamento público de campanha é a questão que mais preocupa Lula, que também mostrou interesse com a fidelidade partidária.

O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Arthur Henrique, que também participou do encontro, disse que Lula tem condições de iniciar qualquer debate político no país, por ter deixado a presidência com 80% de aprovação.

Fonte:  O Globo