O bebedouro existente às margens do Riacho do Melo,começava a gerar importante hábito na vida dos moradores próximos.A água era boa abundante, e nova.Surgiu,então,a comunidade de Água Nova, com o nome inicial de Nossa Senhora de Fátima de Água Nova.

Povoado erguido numa área de fazendas e pequenas propriedades,notadamente agrícolas.Gradativamente Água Nova foi se estendendo e crescendo em busca de seu futuro.Em 27 de Dezembro de 1963, pela Lei número 3.041,tornou-se município desmembrando-se de Riacho de Santana.

Está distante 438 km de Natal, é um dos menores municípios do RN,conta com uma área territorial de apenas 50 km2  onde habitam 2.867 habitantes, o município de Agua Nova tem como cidades vizinhas: Encanto,Riacho de Santana,Co.onel João Pessoa,Rafael Fernandes e São Miguel.

A cidade é município essencialmente agrícola ,sendo as atividades agricolas mais rentáveis são: algodão e cana de açucar,geradores de empregos na cidade.Suas atividades turísticas e culturais estão diretamente vinculadas ás raízes do povo.Visitar a Serra do Bom Será ainda é um bom programa para quem visita a região.A cidade vive dias de festa no periodo junino,com a presença marcante de danças da roça e cantorias de repentistas embalados por violas.

A festa da padroeira ocorre em 13 de Maio,os filhos de ÁGUA NOVA, devotos comemoram com muita fé o dia de sua padroeira Nossa Senhora de Fátima.